Desenvolver um Software no Excel | Excelmax Soluções e Controles

segunda-feira, dezembro 05, 2016

Desenvolver um Software no Excel

Sistema em Excel e VBA    


O que podemos fazer com o Excel?

Até onde podemos chegar?







Na realidade depende de nossa iniciativa em estudar e utilizá-lo com frequência. Depende de nossa criatividade em desenvolver ferramentas para o nosso dia-a-dia e assim, aprimorar nosso conhecimento. Acredito que a palavra que se encaixe bem seria: DEDICAÇÃO.


Esta postagem trará apenas algumas telas de um software que desenvolvi com o Excel utilizando linguagem de programação (Macros/VBA). Este software faz o controle/gerenciamento de orçamentos para uma loja de informática.

login, excel sistema




A figura ao lado é a tela de login que da acesso ao sistema. Note que, para ter acesso, devem ser digitados o nome do usuário e a senha (que devem ter sido cadastrados anteriormente).







Para que possamos navegar/trabalhar facilmente com o Excel, temos as guias (conhecida como Ribbon):  Página Inicial (ou Início), Inserir, Layout da Página, ...). Observe na figura abaixo que a guia padrão do Excel foi removida e uma guia personalizada foi criada. Este é um recurso útil quando desenvolvemos um software no Excel pois, permite criar guias para fácil acesso às telas e recursos deste software. Esta guia foi separada em três grupos: Cadastro, Orçamento e Diversos.
Ribbon
Quando clicamos no botão 'Clientes', uma caixa/formulário é aberta, permitindo Consultar, Alterar e Inserir clientes na bases de dados do software.
Clientes, produtos, formulário



Há também o botão 'Produtos' que exibe um formulário permitindo a edição dos produtos cadastrados.





Neste formulário podemos filtrar os produtos por grupo facilitando assim a análise. 

Sub categorias Excel

Também há outras telas que podem ser acessadas, assim como as demonstradas acima, para manter os cadastros atualizados: cadastro de cidades, estados, condições de pagamentos, margem de lucro e dados da empresa.

O vídeo abaixo, da maiores explicações sobre as telas mencionadas acime, bem como, explica o funcionamento das telas que fazem o controle dos orçamentos. Traz também, explicações de opções que permitem o acompanhamento dos orçamentos já cadastrados (Pendentes, Concluídos e Cancelados).



Com esta postagem, podemos ter uma ideia de que o Excel nos ajuda em muitos aspectos, inclusive na criação de aplicativos/soluções que podem ajudar em nosso dia-a-dia.

Se desejarem compartilhar esta postagem com seus amigos, fiquem a vontade. Podem também, deixar seus comentários.

Obrigado!!! por estarem aqui. Até a próxima postagem.
Professor Ivair Claudio Ferrari.


10 comentários:

  1. Não sabia que dava pra fazer tudo isso no Excel. Estou me aprofundando no programa e o seu site está me ajudando bastante, obrigado.

    Você vai disponibilizar o link para download??

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado teu blog desde que um ex-aluno da Irani Celulose aqui de POA/RS (grande Enio) me comenteu.
    Também sou instrutor de Excel em uma faculdade das redondezas e, confesso que teu blog é uma excelente fonte de inspiração/referência.
    Já fiz algo parecido com esse sistema, na época eu utilizei as planilhas do Excel para armazenar os dados, com o tempo eu notei que se continuasse a gravar os dados nas planilhas, iria comprometer a performance do sistema como um todo. Então migrei somente o banco para Access, deixando a interface no Excel.
    Como tu lidas com essa questão?
    Hoje quando tenho projetos semenhantes a este, eu opto por não usar o Excel, não que o Excel seja ruim, apenas por achar e conhecer ferramentas mais apropriadas, (particularmente eu usa bastante JAVA).
    Mas antes de usar Java, foi no Excel que desenvolvi todo o meu raciocínio lógico, esse sim não depende de linguagem e é portado para toda e qualquer plataforma.
    Sem dúvida, o Excel é uma poderosa ferramenta e ainda subutilizada.

    Abraço
    Alex Borges

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo rico conteúdo deste site. Obrigado por nos presentear com sua sabedoria!

    ResponderExcluir
  4. Ola, o software que voce desenvolvel esta muito bom.
    Estou desenvolvendo um sistema atraves do excel e vba, e gostaria de saber se voce poderia postar um artigo sobre (Ribbon), sei que eles são feitos atraves de xls mas não tenho dominio desta linguagem.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Onde posso achar material de auxilio para desenvolvimento em VBA. Estou começando e confesso estar muito interessado. Mas tenho achado muito pouco material na NET.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro amigo Wenderson,

      Veja uma sugestão neste link: http://excelmax.blogspot.com.br/p/novidades-para-o-ano-de-2013-muitas.html

      Abraço! Consultor e Prof. Ivair Claudio Ferrari

      Excluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari