DashBoards: Começando a Entender ... | Excelmax Soluções e Controles

quarta-feira, março 30, 2011

DashBoards: Começando a Entender ...


    Como mencionado na postagem anterior: Introducao: Dashboards em Excel, precisamos conhecer os diversos recursos que o Excel possui para que possamos elaborar um DashBoard.

    Nesta postagem, estarei abordando alguns recursos que nos ajudam a consolidar dados que servirão para a elaboração de dashboards.

    O exemplo que estarei utilizando aqui como banco de dados, para dar início a esta série, é uma base de dados alguns dos resultados dos concursos da MegaSena!

    Neste exemplo, quero demonstrar, como podemos extrair algumas informações e fazer algumas análises interessantes.




    Na figura abaixo, vemos a figura de uma planilha com as 60 dezenas que compõe uma cartela da MegaSena (células C1 à L9). Na célula 'C2' podemos digitar ou selecionar o número referente ao concurso que queremos demonstrar no intervalo de células: 'E2 à J2'.

    Nas células 'E2 à J2', foi inserida a função 'PROCV', como vemos na figura. Esta função faz uma procura na vertical, nas colunas 'A' à 'G' da base de dados, até encontrar as dezenas referente ao concurso escolhido na célula 'C2'. Nas células ('E2 à J2'), a única alteração que é feita é no número da coluna a que a função se refere (conforme destacado em vermelho, na parte superior da figura). 

 

    Como podemos notar na figura acima, as dezenas do concurso selecionado, estão destacadas em vermelho (04 - 05 - 30 - 33 - 41 - 52). Para que este destaque aconteça, é necessário aplicar uma formatação condicional em todas as 60 células (do número 01 ao 60). A figura abaixo demonstra como podemos fazer para aplicar este formato.

    A primeira coisa a ser feita é destacar as células que contém as 60 dezenas. A seguir, selecionamos a opção 'Formatação Condiconal' na Guia 'Início'. Acionamos o Gerenciador de Regras e criamos uma nova regra (digitando a função e aplicando o formato).


    A função digitada (PROCH) faz uma procura na 'horizontal', na linha onde estão as dezenas do concurso selecionado. Quando a função encontrar uma dezena igual a dezena selecionada (números 01 à 60), a mesma é formatada.

    Na próxima postagem estarei mostrando que podemos extrair outras informações desta mesma base de dados através de algumas funções (fórmulas). Veja uma lista de algumas destas informções:
  • Quais são as 06 dezenas que mais vezes foram sorteadas em todos os concursos que estão na base;
  • Quais são as 06 dezenas que menos vezes foram sorteadas em todos os concursos que estão na base;
  • Qual o percentual que os números que mais e/ou menos vezes foram sorteadas, representa sobre todos os outros números;
  • Quais os números que mais foram sorteados: pares ou ímpares? E qual o percentual que cada um representa?
  • Outras análises que podemos fazer...
    Leia com atenção cada detalhe pois, a medida que formos avançando, a dificuldade vai aumentando. Quanto mais for entendido nesta parte inicial, mais fácil será de entender as lições seguintes.

    Em caso de ter ficado alguma dúvida, favor postar comentário. Se estiver gostando desta série de postagens (sobre DashBoards) fique a vontade para divulgar a seus amigos!

    Até a próxima postagem...

    Download: Dashboard MegaSena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari