Criar um Formulário (Userform) com Foto/Imagem | Excelmax Soluções e Controles

segunda-feira, outubro 01, 2012

Criar um Formulário (Userform) com Foto/Imagem

Formulário (Userform) com Foto/Imagem

Quando criamos um cadastro com as Macros do Excel (pessoas, produtos, etc...), muitas vezes pode surgir a necessidade de incluir uma foto das pessoas ou, uma imagem dos produtos cadastrados. Esta postagem explicará como podemos fazer isto.

Primeiro, criamos uma base de dados e um Formulário.

Formulário, foto, excel, vba, Macro


Em nosso exemplo, criamos um formulário com alguns campos para cadastro de pessoas. Entre estes, está o objeto que mostrará a foto da pessoa.

Devemos nomear (Propriedade 'name') os objetos de acordo com a necessidade. (veja na figura ao lado).
 

excelQuando o formulário é inicializado, alguns dos campos devem ser preenchidos. Em nosso exemplo, o campo 'ID' é preenchido com os código (ID's) já utilizados (1 ao 11). O campo 'cdSexo', é preenchido com 'Masculino' (M) e 'Feminino' (F). O campo 'cdEstCivil' é preenchido com 'Casado', 'Solteiro', 'Viúvo' e 'Amasiado'.
O código abaixo, demonstra como isso é feito.

Excel, objetos, macro
    


Este é o código que carrega os campos quando o Formulário é executado.






O código abaixo, é colocado no campo 'cdID' para que, quando o mesmo for alterado, faça uma pesquisa e encontre os dados do ID (número) selecionado.

Macro, Vba, Excel

Por fim, temos o código que fecha o Formulário.

Excel, Macro, VBA
Os links abaixo, dão acesso aos arquivos exemplos para um melhor entendimento. Em caso de permanecer alguma dúvida, favor contatar: ivairferrari@gmail.com.  
Observação Importante: Coloque as imagens/fotos no local conforme orientação na planilha.
Até a próxima ...

9 comentários:

  1. Professor show de bola..
    para colocar a foto uso procv?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. O Excel é puro delirio. Não acredito em tatntas coisas que estou vendo que ele faz. Achei que só fazia planilhas. Ele faz tudo ... Show de bola ...

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Douglas! Um milhão de desculpas por não ter respondido seu comentário antes mas, antes tarde do que nunca não é mesmo! Não utilizei a função procv. A busca é feita através de macros. Se desejar posso lhe enviar o código para que você possa analizá-lo. Abraço e obrigado. Ivair.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente aquí deu erro e não conseguí veificar o motivo pois está protegido por senha...

    Uso excel 2007.

    ResponderExcluir
  5. Ivair, genial seu formulario.
    Por gentileza gostaria de pedir que se você puder disponibilizar todo o material para que eu possa treinar em casa vou ficar muito agradecido, pois não tenho condições de pagar um curso então faço o possível para aprender. Sou auto-didata e conto muito com seu apoio.
    Desde já muito obrigado.
    Meu email: music.drah1@gmail.com

    Atenciosamente, Rodrigues.

    ResponderExcluir
  6. Ivair, bom dia!
    Acho que seu exemplo de formulário pode ser a minha salvação!!

    Pois criei um formulário em um relatorio(Excel) no meu trabalho.Nesse formulario tem um listbox, com varios nomes, e ao lado um "quadro de iamgem".E quando o nome é selecionado, é exibida a foto.
    O problema é que quero salvar as fotos dentro da propria planilha, sem ter que salvar uma pasta com as fotos no pc de cada pessoa que enviar esse relatorio...

    Pode me ajudar?Pode me envia seu projeto?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ivair ...

    Estou tentando fazer um formulario com vários botões de seleção de categorias, exemplo:

    Gerar o gráfico da área: Logistica / Ano: 2012 / Mês: Janeiro / Tipo: Cs.Melhoria

    Mas nao sei fazer ... vc pode me ajudar ... pois preciso gerar gráfico através desse formulário;

    Marcel
    almeidadesousa@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. No me funciona, tnego windows 7 y Office 2010, que podra ser?, saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo: este exemplo funciona no Windows XP, Windows 7 e Office 2007, 2010 e 2013.
      Favor informar em meu e-mail: ivairferrari@gmail.com mais detalhes do que não está funcionando ou do erro que está dando. Você pode capturar telas de erro (com a tecla Print Scream) e enviar no e-mail.

      Fico no aguardo!

      Excluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari