O que é e como criar 'Suplementos' no Excel | Excelmax Soluções e Controles

sábado, dezembro 18, 2010

O que é e como criar 'Suplementos' no Excel

Suplementos são programas suplementares que adicionam comandos ou recursos personalizados ao Excel. Alguns suplementos já estão disponíveis quando instalamos o Excel (como o Solver) e outros podem ser criados. 

Suplementos são arquivos do Excel de extensão .xlam (Excel 2007) e .xla (Excel 2003).

Para exemplificar, vou criar um Suplemento com alguns comandos/recursos:
  • Maiúscula e Minúscula;
  • Menu para acionar dois aplicativos: a Calculadora e o Paint (do Windows).
Suplemento, maiúscula. minúscula, excel, vba   



Para que possamos acionar estes comandos/ recursos, que estão inseridos no suplemento, criei um código (macro) que adiciona uma nova guia (no caso do Excel 2007) com o suplemento e um menu, conforme vemos na figura ao lado.






Suplemento, maiúscula. minúscula, excel, vba, macro, código, script


Ao lado, vemos o código que deve ser inserido na pasta de trabalho (EstaPasta_de_trabalho) para que o menu 'Suplemento' seja criado quando o Excel é acionado.


Os códigos que criam o menu e que acionam: 'Maiúscula e Minúscula', 'Calculadora' e 'Paint' estão no Módulo1 (que está anexo no arquivo para download).

Por fim, para que um suplemento seja ativado quando o Excel é executado, devemos incluí-lo e habilitá-lo na caixa 'Suplemento' do Excel. Esta caixa é ativada, quando pressionamos as teclas de atalho: (Alt + M) + U. Feito isso, clicamos em procurar, encontramos e selecionamos o suplemento criado. Clicando em 'OK', ele estará habilitado para ser utilizado.

Depois de criado, o suplemento pode ser modificado a qualquer momento com alterações no que já está inserido e podemos inserir comandos/recursos novos.

Em futuras postagens, estarei explicando como podemos fazer para criar um suplemento com uma nova guia (ribbon: nova barra do Excel 2007) para que os comandos/recursos sejam mais facilmente acessados e, como criar novas funções que não existem no Excel.

Para ficar sabendo destas novidades, basta estar sempre acessando e também, se desejar, ser seguidor do Blog.

Download: Suplemento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari