Muitos trabalham com o Excel ... Eu brinco! E você? | Excelmax Soluções e Controles

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Muitos trabalham com o Excel ... Eu brinco! E você?

Assim como eu, aqueles que gostam de trabalhar com o Excel, muitas vezes procuram brincar com ele criando e/ou desenvolvendo coisas diferentes. Muitos criam jogos, planilhas criativas com formatações condicionais, gráficos diferenciados, simuladores, enfim, são muitas as coisas que já fiz, pensei em fazer e vi fazerem.

Em muitas das pesquisas que já fiz no 'Google', já vi muitos procurarem simuladores de loterias, como, por exemplo, a 'Mega-Sena'.

Para tal, já vi muitos tipos de respostas. Existem aqueles que gostam de simuladores que fazem desdobramentos, garantindo o acerto de acordo com o número de dezenas escolhidas. Estes simuladores são muito bons, mas, para se ter maiores chances, deve-se fazer um investimento razoável, para não dizer alto.

Outros sugerem a função 'ALEATÓRIOENTRE' do Excel. Esta função faz sorteios de números entre um mínimo e um máximo que escolhemos. No caso da Mega-Sena, teríamos que escolher o valor 1 para mínimo e 60 para máximo. Surge um problema quando utilizamos esta função para criar as 06 dezenas: Podem surgir dezenas repetidas no sorteio, pois, o Excel faz o sorteio individual em cada célula para cada dezena, surgindo assim, a possibilidade de que uma ou mais dezenas sejam repetidas.

Função, AleatórioEntre
Veja no exemplo ao lado:

Em todas as células com valores, utilizei a mesma função (do Excel): ALEATÓRIOENTRE(1;60).
   



Note que na linha 5, o número 23 foi sorteado 3 vezes e, na linha 7, o número 41 foi sorteado 2 vezes.

Para resolver isso, resolvi criar uma função que faz o mesmo que a função 'ALEATÓRIOENTRE'. A diferença é que ela faz o sorteio das 06 dezenas em uma única célula, não repete nenhuma dezena e as coloca em ordem crescente.

Macro, Sorteio, Megasena

Números, Sorteio


Veja o resultado ao lado. Com a mesma função: 'Megasena()' foram gerados 05 cartões com 06 dezenas cada um sem que as dezenas repetissem (no cartão).




   
Pois bem, esta é uma das maneiras que podemos utilizar o Excel para melhorarmos nossa lógica e entendermos melhor como ele funciona. São muitas as coisas que podemos fazer com o Excel.



Para os seguidores e visitantes deste Blog proponho algo: Toda vez que vou escrever uma nova postagem, além daquelas que estou dando continuidade, apresentando-as em partes, preciso decidir sobre o que escrever. Para tanto, gostaria de poder contar com sua prestimosa ajuda que pode ser:
  • Enviando sugestões de um assunto especifico a ser postado;
  • Enviando um exemplo seu (seguidor/visitante) para que eu poste no Blog mencionando o autor.
Conto com a ajuda de vocês. Vamos ver quem vair ser o primeiro ...
Envie para: ivairferrari@gmail.com.

2 comentários:

  1. Foi só ficar alguns dias sem acessar o blog e está cheio de novidades. Agora preciso tirar os atrasos. Tá muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Pai, é o Douglas. Ve se cria um jogo no Excel. To esperando.

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari